Técnicos do Sistema BPC na Escola participam de capacitação
Promovido pela Assistência Social, encontro teve como objetivo mobilizar os municípios para adesão total ao Programa
Emília Bezerra
A Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) promoveu, na manhã desta sexta-feira (11), uma capacitação para os técnicos responsáveis pelo Sistema BPC na Escola - que tem como objetivo desenvolver ações intersetoriais nas áreas de assistência social, saúde, educação e direitos humanos.
O evento, que contou com a participação do gerente do BPC do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Walace Freitas, foi realizado no auditório Walmer Urtiga, da Seades, com apresentação do sistema de gerenciamento do BPC. Também foi verificada a sua aplicabilidade no Estado. A meta é mobilizar os municípios para adesão total ao Programa.
Representante do Estado no grupo gestor do BPC na Escola, o secretário Marcelo Palmeira assumiu a responsabilidade de articular ações que promovam e garantam o acesso e a permanência na escola de crianças e adolescentes com deficiência, beneficiários do BPC. “O Estado, com o apoio da União, aqui representada pelo Walace, deve organizar capacitações de técnicos e gestores das políticas que integram o Programa, no âmbito dos municípios”, destacou Palmeira.
Ele explicou que o BPC na Escola tem possibilitado que o Governo do Estado e os municípios somem esforços ao Governo Federal para ampliar a discussão sobre as barreiras sociais existentes e não reconhecidas em relação às pessoas com deficiência, construindo alternativas para avançar na concepção e na implantação de um ambiente social mais inclusivo, que favoreça não só aos beneficiários do Programa, mas a todos os cidadãos alagoanos.
“Agradeço a presença de todos que mais uma vez atenderam ao nosso chamado para contribuir com o acesso dos nossos usuários ao Suas [Sistema Único de Assistência Social] e agradeço em especial à secretária nacional Denise Colin, que não mediu esforços para possibilitar a vinda do Walace”, acrescentou Palmeira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário