segunda-feira, 26 de março de 2012

Encontro do Congemas reafirma importância dos municípios na superação da extrema pobreza

Evento nacional reuniu mais de 2,3 mil gestores em Fortaleza durante três dias, para debater as ações intersetoriais e o Plano Brasil Sem Miséria. Na solenidade de encerramento, entidade elegeu a nova diretoria para o período 2012-2014

Fortaleza, 23 – Em clima de festa e prestação de contas, o XIV Encontro Nacional do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) encerrou-se na tarde desta sexta-feira (23) reafirmando a importância dos municípios para o sucesso do Plano Brasil Sem Miséria. Durante três dias, mais de 2,3 mil pessoas reuniram-se no Centro de Convenções da capital cearense para debater os desafios e alternativas para a execução bem-sucedida das ações de combate à pobreza extrema.
A diretora do Departamento de Gestão do Sistema Único de Assistência Social (Suas) do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Simone Albuquerque, comemorou o número recorde de inscritos. “Eles representam quase 50% do total de municípios brasileiros. Foi o maior encontro do Congemas.” Para ela, o aumento da participação demonstra a capilaridade do Suas, a adesão das prefeituras e a crescente importância que têm dado ao Brasil Sem Miséria.

Durante a solenidade de encerramento, os participantes elegeram a nova diretoria do Congemas para o período 2012-2014. Valdiosmar Santos e Maria Júlia Deptulski, secretários municipais de Assistência Social respectivamente de Tobias Barreto (SE) de Colatina (ES), foram eleitos presidente e vice.

Valdiosmar ressaltou em seu discurso a necessidade de fortalecer as articulações, não só entre diferentes setores, mas também entre esferas de gestão. “Não se constrói política pública sem pactos entre os entes federados, e os municípios têm demonstrado grande força, apesar dos desafios e dificuldades. Foi com a participação efetiva deles nas comissões Intergestores que conseguimos desenhar essa política pública do jeito que está.”

Sérgio Wanderly, que deixa a presidência do Congemas, destacou o cuidado da presidenta Dilma Rousseff e da ministra Tereza Campello, do MDS, para assegurar os investimentos na área social, mesmo com a crise. “Conseguimos superar um desafio importante, que era a dificuldade de prestar atendimento na Região Norte, em mais de 70 municípios de difícil acesso. Agora, eles terão visitas de assistência social por meio de embarcações e equipes volantes”, informou. “Em tudo isso, contribuímos com o conhecimento e a prática dos municípios.”


Valéria Feitoza
Ascom/MDS

Extraído do site: mds.gov.br

Nenhum comentário: