quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

III Seminário de Integração dos Programas Sociais do Município de Arapiraca

SECRETÁRIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL ADÉLIA LÚCIA


A SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE ARAPIRACA REUNIU NESTA QUARTA(23/12) TÉCNICOS E GESTORES PARA APRESENTAR AS AÇÕES DESENVOLVIDAS DURANTE ESTE ANO.
NA OCASIÃO FOI APRESENTADO O PLANO DE AÇÃO PARA 2010 DE TODOS OS PROGRAMAS SOCIAIS DO MUNICÍPIO DE ARAPIRACA.











Ações CRAS Canafístula - Grupos socioeducativos









Projeto Cultura de Paz e não violencia nas escolas - CRAS Canafístula e NASF

O CRAS CANAFÍSTULA E O NASF REALIZARAM UMA SERIE DE PALESTRAS PARA PAIS E ALUNOS DA ESCOLA DOMINGOS LOPES DA SILVA (CANAFÍSTULA) COM O TEMA "CULTURA DE PAZ E NÃO VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS".
O objetivo do projeto é proporcionar aos alunos e pais o fortalecimento de uma cultura de paz.









Técnicos do CRAS e NASF

domingo, 20 de dezembro de 2009

III CULMINANCIA DO PROJOVEM ADOLESCENTE









Nesta sexta-feira (18/12), às oito horas, a Secretaria de Assistência Social juntamente com a coordenação do Projovem Adolescente realizaram, no Ginásio do Clube dos Fumicultores de Arapiraca, a 3ª Culminância do programa de inclusão de jovens.
Foram desenvolvidas várias tarefas educativas, e os jovens tiveram a oportunidade de mostrar os conhecimentos adquiridos nos dois anos de encontro e oficinas para ampliar suas potencialidades.

O Projovem Adolescente é um programa social criado e financiado pelo governo federal e executado pela Prefeitura de Arapiraca para proporcionar aos adolescentes as atividades extra-curriculares no período em que não estão na escola formal.





sexta-feira, 20 de novembro de 2009

DIA 20 DE NOVEMBRO - CONSCIÊNCIA NEGRA



Esta data foi estabelecida pelo projeto lei número 10.639, no dia 9 de janeiro de 2003. Foi escolhida a data de 20 de novembro, pois foi neste dia, no ano de 1695, que morreu Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares.
A criação desta data foi importante, pois serve como um momento de conscientização e reflexão sobre a importância da cultura e do povo africano na formação da cultura nacional.

fonte: http://www.suapesquisa.com/datascomemorativas/dia_consciencia_negra.htm

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Projeto Viva vida:"mais leite,mais vida" e Projeto pré natal pede enxoval





Ação é parceria das secretarias de Assistência Social e de Saúde.


O objetivo desse projeto é reduzir a mortalidade infantil em Alagoas.Foram beneficiados 38 municipios, com 20 mil latas de leite de soja para as gestantes com baixo peso nutricional.

Nos municípios, as gestantes serão selecionadas pelas equipes que atuam na área de Atenção Básica, tendo como base o baixo peso para idade gestacional. A entrega dos leites serão efetuadas por técnicos da Secretaria de Assistencia Social e da Saúde.

terça-feira, 3 de novembro de 2009

CRAS e o "Brincando na Rua"


O mês das crianças foi comemorado nos CRAS com o evento Brincando na Rua - realizado pela Secretaria Municipal de Assistencia Social, nas comunidades de Batingas, Canafistula, Itapoã, Cazuzinhas, Planalto, Mangabeiras.









Caminhada pela PAZ em Arapiraca - 26/10/09


Os CRAS estiveram presentes na 3ª edição da CAMINHADA PELA PAZ. O objetivo do evento é fazer um alerta a população sobre os direitos e deveres dos cidadãos para minimizar a violência no município.







sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Alternativas contra confinamento de jovens são levantadas em evento

Psicólogo carioca fala sobre saídas contrárias ao aprisionamento de jovens em abrigos.
O modelo perverso e tradicional dos abrigos para crianças e adolescentes no país e a necessidade iminente de adotar posturas de reinserção deste público às suas famílias de origem ou substitutas, foram temas amplamente discutidos no seminário “Acolhimento Institucional de Crianças e Adolescentes”, que terminou nesta quinta-feira (13/08), no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Maceió. Palestrantes de renome nas áreas da psicologia, jurídica e de assistência social expuseram sobre temas que estão em discussão no Brasil. O psicólogo do Centro de Formação da Associação Brasileira Terra dos Homens, do Rio de janeiro, André Rangel, apresentou o Plano Nacional de Convivência Familiar e Comunitária (PNCFC) que pode nortear os Estados na elaboração do seu documento. O objetivo do Plano é fazer valer o direito fundamental da criança e do adolescente de crescerem e serem educadas no seio de uma família e de uma comunidade, sem serem separados dos pais e dos irmãos.Vale salientar que nos abrigos, as crianças são separadas por grupo de idade, conforme expôs na palestra de quarta-feira (12) o palestrante e diretor de Articulação Institucional Edmilson Vasconcelos, da Seades. Essa ruptura por idade faz com que os irmãos cresçam longe um do outro — em abrigos diferentes — com o risco de nunca mais se reencontrarem. André Rangel lembrou que o Plano é um marco para a execução de políticas públicas no país, sobretudo no campo da assistência social. Entre os pilares dele estão à ruptura com a cultura da institucionalização e a preservação dos vínculos familiares e comunitários.André Rangel ressaltou ainda que o documento não foi criado por decreto governamental para os estados se adequarem, mas surgiu de um movimento democrático com a participação da sociedade civil organizada. O Plano foi lançado em 13 de dezembro de 2006 (2007 — 2015) e teve alguns temas que orientaram a elaboração deles, a exemplo da valorização da família; reordenamento dos abrigos e implementação de programas de famílias acolhedoras; e adoção centrada no interesse da criança e do adolescente.De acordo com ele, a política de proteção não pode ser de confinamento como foi ao longo de décadas, mas de proteção e atenção às famílias, para que uma vez reestruturadas, a criança ou o adolescente possa retornar ao seio familiar ou encaminhado a uma família acolhedora. “A criança tem direito a liberdade, a dignidade e a convivência comunitária. É preciso romper com a cultura da destituição do poder”, alertou o psicólogo.
Rangel levou o público a refletir se quando uma criança é encaminhada a um abrigo o vínculo com a família foi rompido ou interrompido. A assessora Técnica do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Shyrlene Nunes Brandão, apresentou um vasto documento sobre Orientações Técnicas para Serviços de Acolhimento da Criança e do Adolescente. Segundo ela, a resolução nº 1 foi aprovada em 18 de junho de 2009 e visa contribuir para o reordenamento do que está sendo discutido no PNCFC. “O documento foi elaborado segundo as demandas dos municípios brasileiros e tem como objetivo orientar a estrutura e forma de funcionamento dos serviços de acolhimento institucional e familiar”, explicou Shyrlene Brandão.A secretária da Seades, Solange Jurema, disse que as ricas discussões vão somar para que Alagoas possa virar a página da dívida enorme que ainda tem com a parcela que está abaixo da linha da pobreza. “Este encontro é importante porque favorece a troca de informações e experiências com nossos técnicos, levando-nos a fazer o melhor possível no sentido de reverter os índices vergonhosos que ainda nos incomoda”, disse Solange Jurema.

sábado, 1 de agosto de 2009

Arapiraca realiza V Conferência Municipal de Assistência Social


A cidade de Arapiraca sediou, nesta sexta-feira (31), a V Conferência Municipal de Assistência Social. O evento foi realizado no Levino´s Hall, e a abertura do evento contou com a presença do prefeito Luciano Barbosa, secretários municipais, representantes do Conselho Municipal de Assistência Social e servidores da pasta.
A congressista do evento, Iêda Maria Nobre de Castro, articuladora do CONGEMAS/ Região Nordeste e CONGEMAS/ Ceará, abriu o primeiro painel do dia abordando o tema “ Participação e Controle no SUAS”.
Os grupos de discussão trabalharam quatro eixos tendo como premissa o Sistema Único da Assistência Social.
Encerrando os trabalhos foi realizada uma plenária final, onde houve a escolha dos delegados para a VII Conferência Estadual de Assistência Social.

sábado, 4 de julho de 2009

ARRAIÁ DO PROJOVEM ADOLESCENTE - NÚCLEOS CANAFÍSTULA










PRÉ CONFERENCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL NA COMUNIDADE DE CANAFÍSTULA

TEMA DA PRÉ CONFERÊNCIA: PARTICIPAÇÃO E CONTROLE SOCIAL NO SUAS
O objetivo das pré-conferências é estimular a participação e controle social no Sistema Único de Assistência Social (SUAS) dos usuários da assistência social. Em cada evento, a comunidade apresenta suas propostas e são eleitos os delegados representantes de entidades governamentais e não-governamentais. Depois de eleitos os representantes de cada região estarão credenciados a participar da V Conferência Municipal de Assistência Social na condição de delegados. A Conferência Municipal acontecerá em julho deste ano.